18 de setembro de 2012

Qual Será Minha Estratégia na Bolsa?


Acho que chegou o momento de começar a brincar na Bolsa.

Minha estratégia?


Não quero ser trader.
Primeiro porque não tenho tempo. Minha vocação não é essa e eu não tenho interesse em aumentar meu patrimônio fazendo esse tipo de operação.
Segundo porque demanda de muito estudo, e não existe garantias, apenas minimiza os riscos.
Terceiro porque não quero ter câncer.

Bom, eu sou totalmente a favor desse planejamento do Bastter, e me encaixo perfeitamente no perfil Buy & Holder.
Esse vídeo me fez despertar novamente a vontade de entrar no mercado de ações. E aqueles balanços apresentados no site dele fazem todo o diferencial, até um amador (como eu), consegue entender.

Minha estratégia na Bolsa de Valores

Simples. Comprar boas empresas.
O que são boas empresas? Empresas que dão lucro.

Fatores que acompanharei para escolher uma boa empresa:
1º Lucro
2º Caixa Líquido
3º Margem
4º ROE

É claro que tem outros fatores como ver crescimento de Patrimônio e Receita Líquida, conferir a Div/PL, e também verificar o Free Float e o Tag Along.


Devo começar esse mês mesmo, só estou organizando minhas finanças (LCI prestes a vencer), aportes chegando com o final do mês, e etc.

Hoje, tenho cerca de R$420.000 em renda fixa (CDB, LCI e Poupança). Então provavelmente começarei com R$50.000 para "aprender" como operar.
Ainda estou na dúvida se já começo diversificando, por exemplo: R$10 mil em 5 empresas, ou R$25 mil em 2 empresas.
Vou analisar isso ainda. E assim que começar, postarei aqui. Também relatarei as ações compradas, valorizações e prejuízos.

Bom, é isso.
Espero mostrar NA PRÁTICA que até um amador como eu consegue se dar bem na Bolsa, basta ter foco, montar uma boa carteira de empresas que dão lucros e não deixar o psicológico abalar em caso de um -30% no homebroker.

9 comentários:

  1. Parabéns pela decisão! Deixar essa grana toda parada na renda fixa com uma remuneração muito baixa não faz sentido nenhum.

    Boa sorte!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o FI, mas antes tarde do que nunca não é?

    E você já começou bem! Pesquisando e estudando antes de entrar de cabeça. Com certeza seu sucesso será maior.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Fala cara! Parabéns! Só acho que você tá entrando com muito dinheiro de vez. R$50 mil de cara é muita coisa. Faça aportes mensais. Comece pequeno, investindo aos poucos, sem pressa. Aos poucos vá aumentando os aportes. Se eu fosse você reduziria o volume dos aportes mensais. Mas é só um conselho.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja muito, afinal corresponde a pouco mais de 10% do patrimonio dele.

      Excluir
    2. Obrigo pela sugestão anônimo, mas seriam 10% que o outro anônimo falou. É uma porcentagem bem aceitável para conservadores.

      Estou estudando as empresas.

      Obrigado pelos comentários.

      Excluir
  4. Olá,

    Vc já está se preparando isso já é muito bom.
    Eu também comecei a pouco tempo e descobri que realmente só se aprende guando estiver com a mão na massa, pois a emoção nos leva para varias direções.
    Meu conselho é: Mesmo que vc va colocar os 50 mil não coloque todos de uma só vez, pois as ações podem cair ai vc compra mais para fazer preço médio.
    Quando eu entrei coloquei de cara 5 mil (valor 10x menor que o seu)
    mas aprendir que seu eu tivesse colocar aos poucos meu dinheiro compraria as mesmas ações com valores mais baixos.
    Não esqueça divercifique sua carteira.

    Boa sorte,
    AnonimA

    ResponderExcluir